
Telemedicina
O que é?
A telemedicina envolve o exercício da medicina (e de algumas outras práticas de profissionais de saúde) feito a distância utilizando meios de comunicação, em especial a internet (com o auxílio de câmeras e microfones). Ou seja, nem o médico nem o paciente precisam se deslocar e se encontrar presencialmente para que o atendimento seja prestado.
Embora seja regulamentada há bastante tempo (o Conselho Federal de Medicina prevê a prática desde o começo dos anos 2000), foi com a disseminação da Covid-19 que a telemedicina ganhou mais destaque e ampliou o número de adeptos.
E não é difícil de entender a razão. Como uma das principais formas de evitar o coronavírus envolve manter o distanciamento social, não precisar ir até consultórios e hospitais em busca de ajuda pode ser útil em diversas situações. Isso contribui para que muitas pessoas recebam o atendimento adequado e de forma segura.
O atendimento médico online ajuda a reduzir várias barreiras, como distância, tempo perdido no deslocamento até o local de consulta e período de espera para ser atendido. Os horários também são mais flexíveis para especialistas e pacientes.
Você já tem um seguro com essa cobertura? Ainda não?